Serviço de Saúde da Aeronáutica celebra 84 anos
Nascido da integração de Oficiais Médicos vindos da sociedade civil, da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, o SISAU teve como primeiro Diretor de Saúde e hoje patrono, o Brigadeiro Médico Ângelo Godinho dos Santos. Sua liderança foi fundamental para a estruturação da saúde aeronáutica.
Ao longo de sua história, o SISAU teve destaque pela atuação de suas equipes altamente capacitadas que oferecem atendimento em áreas como medicina, odontologia, farmácia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina veterinária, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e serviço social, além de técnicos especializados em enfermagem, laboratório, radiologia e saúde bucal.
Por toda a atuação nesses 84 anos de história, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) presta homenagem a todos os profissionais do serviço de saúde da Aeronáutica que trabalham 24 horas por dia para garantir atendimento eficiente e humanizado a toda a Força Aérea.
Atendimento à saúde em áreas remotas
Desde 2017, o DECEA, por meio da Divisão de Assistência Integrada (DAIN), promove a Missão de Assistência Integrada Itinerante que leva atendimentos sociais, psicológicos e de saúde a localidades distantes das capitais onde há uma longa fila para atendimento. O objetivo é atender às demandas do efetivo da Força Aérea Brasileira, seus dependentes e população local.

A Missão já realizou, desde a sua criação, 10.829 atendimentos em localidades distantes dos grandes centros. Somente em 2025, ela contemplou cinco localidades: Vilhena (RO), Cruzeiro do Sul (AC), Bom Jesus da Lapa (BA), Rio Branco (AC) e Porto Seguro (BA), oferecendo mais de mil atendimentos e procedimentos.
As especialidades disponibilizadas incluíram ginecologia, serviço social, psicologia, pediatria, dermatologia, ortopedia, clínica médica e odontologia.
A Major Médica Mariana Coelho, adjunta da DAIN e coordenadora da Missão de Assistência Integrada Itinerante, destacou a importância da ação.
“É muito gratificante fazer parte dessa missão. O retorno do nosso efetivo, dos militares das outras Forças e da população é sempre muito positivo”, ressaltou.
O Chefe da DAIN, Tenente-Coronel Pedro Henrique Gerwing Oliva, reforçou a relevância das atividades.
“Essas missões são essenciais para nossas equipes. Ao entregar condições de saúde e bem-estar ao efetivo, garantimos a manutenção da excelência dos serviços prestados pelo DECEA”, afirmou.
Para 2026, estão previstas oito novas missões, contemplando as localidades de Porto Seguro (BA), Rio Branco (AC), Bom Jesus da Lapa (BA), Cruzeiro do Sul (AC), Vilhena (RO), São Gabriel da Cachoeira (AM), Guajará-Mirim (RO) e Fernando de Noronha (PE).
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Tenente Camila
Fotos: DAIN
Revisão: Tenente Martorano

