Participe do I Seminário de Performance ATM do Brasil
A aviação no Brasil e no mundo está em alta, mostrando que os desafios enfrentados pelos efeitos da pandemia da COVID-19 estão sendo superados. Em 2020, após acentuada redução da movimentação aérea a partir de março, o ano terminou com cerca de 1 milhão de movimentos, uma redução de 36,1% em relação a 2019.
Já em 2021, houve um aumento significativo, foram 1,28 milhão de movimentos. A recuperação mais acentuada está acontecendo este ano. Segundo dados publicados pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), os números estão muito próximos aos de 2019, os meses de maio e junho apresentaram cerca de 99% dos movimentos do período pré-pandemia.
Conectado e diligente a este cenário, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), com apoio do CGNA, vem adotando medidas para apoiar o crescimento da indústria com olhar voltado para o futuro, ou seja, preparado ao que está por vir.
O Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) baseado em Performance, conceito definido pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) aos estados-membros, já é realidade no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Em abril deste ano, foi constituída a Comissão de Performance ATM, que reúne o DECEA, o CGNA, os Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I, CINDACTA II, CINDACTA III, CINDACTA IV), o Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) e o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA).
A Comissão de Performance ATM tem a função de orientar a evolução do Sistema ATM Nacional e ampliar a capacidade prognóstica do DECEA com infraestrutura e recursos humanos adequados, por meio da análise de indicadores de desempenho e metas de performance.
Sob esta perspectiva, o DECEA está promovendo o primeiro Seminário de Performance ATM do SISCEAB, com o objetivo de levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada sobre a gestão de performance ATM, com foco nas análises de indicadores de desempenho. A intenção é agregar novos conhecimentos para manter uma infraestrutura de navegação aérea ágil, segura, sustentável, de alto desempenho e interoperável.
O Seminário de Performance ATM será realizado no período de 29 NOV a 01 DEZ, no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP). Organizado pela Comissão de Performance ATM, o evento conta com a parceria do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo (SBTA).
“Este encontro é um grande passo na implantação de uma cultura de gestão por performance no sistema de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Nacional, buscando meios e estratégias para tomada de decisões com foco em resultado,” disse o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares.
As inscrições são gratuitas. Podem participar profissionais e pesquisadores de aeroportos, provedores de serviço de navegação aérea (PSNA) e companhias aéreas, que mantenham uma base de dados e indicadores de performance relacionados ao gerenciamento de tráfego aéreo.
Se você se encaixa neste público-alvo e deseja contribuir com iniciativas, estudos, projetos ou pesquisas sobre o tema, submeta seu resumo para avaliação até o dia 15 AGO. Seu case poderá ser selecionado para compor a programação do evento.
Para inscrições, dúvidas ou informações sobre submissão de trabalhos foi disponibilizado um canal com todos os detalhes do evento: acesse aqui.
Além da segurança operacional, fundamental e indispensável para o DECEA, a tomada de decisão colaborativa tem sido um dos princípios utilizados como forma de reunir os stakeholders da aviação para a elaboração de estratégias que mantenham o Brasil em destaque no cenário da aviação mundial. Participe!
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Gisele Bastos (MTB 3833 PR)
Arte: Aline Prete e Fábio Maciel