Comitiva do Colégio de Administradores Aeroportuários do Chile conhece Organizações do DECEA

Back to Posts

Comitiva do Colégio de Administradores Aeroportuários do Chile conhece Organizações do DECEA

A comitiva do Colégio de Administradores Aeroportuários do Chile visitou, entre os dias 02 e 04 de dezembro, as instalações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) e do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Complexo Santos Dumont, no Rio de Janeiro. As autoridades conheceram também o funcionamento das atividades operacionais do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão.

A visita teve o objetivo de ampliar o conhecimento em questões de gestão estratégica e operação no âmbito da administração aeroportuária e trocar conhecimentos, além de estreitar os laços entre as instituições.
O grupo foi recebido pelo Adjunto do Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Coronel Aviador Diego Henrique de Brito. “Esta visita é muito produtiva e valiosa para a nossa organização, além de ser importante para trocar experiências com os senhores e conhecer a infraestrutura aeroportuária do Chile”, pontuou o Oficial.
O Chefe da Seção de Planejamento de Aeródromos, Tenente-Coronel Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Jorge Luis Werneck Nunes, apresentou as normas, os processos e os sistemas utilizados pelo Portal AGA, destacando as necessidades e os benefícios da aprovação dos Planos das Zonas de Proteção de Aeródromos. Em seguida, foi explicado o funcionamento do fluxo das informações aeronáuticas e o processo para a implantação e ativação de auxílios para navegação aérea no Brasil.
Seguindo o cronograma da visita às organizações subordinadas ao DECEA, o Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Télcio Binotto Rossato da Seção de Elaboração de Procedimentos do ICA, apresentou à comitiva como é realizado o levantamento, visualização, tratamento e disponibilização de dados para confecção de cartas de navegação aérea, elaboração de procedimentos e concepção de espaço aéreo.
Na visita ao CGNA, o grupo foi recebido pelo Chefe da Subdivisão Tática, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo André Luis Santos da Rocha. O Oficial destacou a evolução dos serviços de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) no Brasil incluindo os processos de análise estratégico, pré-tático, pós-tático e tático, além das demandas operacionais que envolvem a Tomada de Decisão Colaborativa (CDM), para integrar as informações e agilizar as decisões. Eles conheceram também o Salão Operacional, que realiza o monitoramento de aeronaves no espaço aéreo brasileiro e as medidas adotadas pela organização, visando a segurança, a fluidez e a eficiência da navegação aérea.
No GEIV, o Comandante da Unidade, Tenente-Coronel Aviador Rodrigo Pereira Drumond, fez uma apresentação sobre o histórico, a missão e as atribuições da organização. “Nós garantimos por meio da atividade de inspeção em voo e radiomonitoragem, os parâmetros de operação exigidos para o funcionamento dos serviços de navegação aérea fornecidos pelo Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”, ressaltou. A comitiva conheceu também as aeronaves-laboratório, o Hawker 800XP IU-93M e o Legacy 500 IU-50 e seus equipamentos embarcados, compreendendo a logística da inspeção em voo.
Na ocasião, o Presidente Nacional do Conselho de Administração, Osvaldo Contreras Opazo, destacou as atividades realizadas pela organização, que tem a missão principal de garantir e promover o desenvolvimento, a proteção, o progresso, o prestígio e as prerrogativas da profissão de administrador aeroportuário, bem como sua regularidade e exercício adequado, para a segurança e a melhoria da navegação aérea no Chile.
O Tenente-Coronel Werneck destacou a importância da visita da comitiva do Chile ao DECEA. “Fortalece a cooperação internacional em gestão e segurança do espaço aéreo, permitindo a troca direta de experiências estratégicas entre instituições de alta relevância, além de criar oportunidades para integração técnica e alinhamento de melhores práticas operacionais”, afirmou.
Ao final, Osvaldo Contreras agradeceu a disponibilidade de todos e a atenção prestada à comitiva. “Foi muito gratificante conhecer as suas instalações e as diferentes organizações subordinadas ao DECEA”.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Fotos: Fábio Maciel
Revisão: Tenente Martorano

Back to Posts