A Variabilidade do Tempo de Voo (KPI15) é um indicador de performance ATM que representa a distribuição da variação, em torno de um tempo médio, do tempo de voo gate-to-gate, ou seja, considerando desde o momento em que a aeronave inicia a movimentação para sair do terminal de estacionamento no aeroporto de origem até o momento em que a aeronave estaciona no aeroporto de destino. Determina o nível de previsibilidade para os usuários do espaço aéreo que reflete no planejamento dos voos.
A metodologia descarta um percentual de voos mais rápidos e mais lentos, calculando a variabilidade dentro da amostra restante. A variante de 70% descarta 15% dos voos mais rápidos e 15% dos voos mais lentos. A variante de 60% descarta 20%.
O Gráfico a seguir apresenta a variabilidade das trinta rotas mais movimentadas do país, com base nos dados do sistema Voo Regular Ativo (VRA) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do TATIC FLOW (sistema auxiliar dos órgãos de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo no monitoramento da evolução dos tráfegos nos aeródromos – alocado no CGNA).
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