Capacidade do Espaço Aéreo (KPI06) é o indicador que mede o volume de aeronaves que um Setor de Controle de Tráfego Aéreo (ATC) é capaz de processar no período de uma hora, também conhecida como Capacidade Horária do Setor (CHS). No mapa a seguir são apresentados os valores de Número de Referência (N_REF) e Número Pico (N_PICO) e Capacidade Horário do Setor (CHS) de todos os Setores ATC dos cinco Centros de Controle de Área (ACC) do Brasil.

N_REF expressa o número ótimo de aeronaves em controle simultâneo que um determinado Setor ATC é capaz de manter por um período de tempo, sem que, em momento algum, esse número de aeronaves controladas simultaneamente provoque uma sobrecarga de trabalho para o Controlador de Tráfego Aéreo (ATCO). Deve-se levar em conta que a capacidade calculada de um Setor é o N_REF.

N_PICO é a capacidade de controle simultâneo que um determinado Setor ATC tem condições de manter, por no máximo 19 (dezenove) minutos (contínuos ou não) no intervalo de uma hora, a fim de atender um aumento de demanda de curta duração. Durante esse período, o ATCO experimentará uma sobrecarga de trabalho controlada. Caso se observe que tal situação tenda a se prolongar, medidas de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) deverão ser tomadas.

A mensagem “Sem Informação” será apresentada para os Setores caracterizados pela alta flexibilidade e dinamismo de agrupamento, não possuindo N_REF e N_PICO quando considerados isoladamente.

Acesse aqui a ficha descritiva do indicador.