O indicador Execução Orçamentária da Área Técnica representa o percentual da dotação do orçamento previsto para a área técnica efetivamente utilizado com os equipamentos sob a responsabilidade do DECEA. Ele contribui para a adoção de melhores práticas na utilização dos recursos públicos, como a análise dos gastos e a avaliação das ações do ciclo orçamentário, implementando um processo contínuo de acompanhamento físico-financeiro.

Como exemplo de equipamentos objeto deste indicador podemos citar os sistemas de vigilância (Radares e sistemas de Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão – ADS-B), equipamentos de telecomunicações VHF/UHF/HF, Sistemas de Comunicações por Satélite, equipamentos de energia e climatização, dentre outros. Atualmente, o número total desses equipamentos, de caráter operacional, gira em torno de 7.000 itens.

A metodologia utilizada para obtenção do indicador é simples e consiste na extração dos dados de dotação do orçamento voltado para a área técnica e sua comparação com o montante efetivamente utilizado nesta área.

De forma geral, espera-se que a execução orçamentária da área técnica, ao final do ano, seja superior a 75%. Deste modo, o indicador atua como um termômetro para o DECEA, permitindo maximizar a disponibilidade dos meios técnicos e, assim, manter elevados os níveis de segurança, fluidez e eficiência do controle do espaço aéreo.

Acesse aqui a ficha do indicador.