Demanda de Tráfego Aéreo

Esta área monitora os movimentos dos diversos segmentos da aviação que operam no espaço aéreo brasileiro e nos nossos principais aeroportos.

Para informações mais detalhadas, consulte o painel “Monitoramento da Demanda”, na aba PRODUTOS – “Painéis de Indicadores – Dashboards”. Esse monitoramento considera 34 aeroportos que possuem conexão com o TATIC FLOW, sistema do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) utilizado pelos órgãos de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo no monitoramento da evolução dos tráfegos nos aeródromos.

A seguir, são disponibilizadas informações de voos domésticos e internacionais, de densidade de tráfego, da taxa de crescimento por Região de Informação de Voo (FIR) e do movimento por FIR.

Voos Domésticos

O indicador Voos Domésticos apresenta a quantidade de operações de pouso e decolagem da Aviação Comercial Doméstica (origem e destino nacional) nos principais aeroportos brasileiros.

No gráfico a seguir é exibida a quantidade de operações por ano e, dentro desse, mês a mês, com dados coletados pelo TATIC FLOW (sistema auxiliar dos órgãos de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo no monitoramento da evolução dos tráfegos nos aeródromos – alocado no CGNA).

Voos Internacionais

O indicador Voos Internacionais apresenta a quantidade de operações de pouso e decolagem da Aviação Comercial Internacional (origem ou destino em outro país) nos principais aeroportos brasileiros.

No gráfico a seguir é exibida a quantidade de operações por ano e, dentro desse, mês a mês, com dados coletados pelo TATIC FLOW (sistema auxiliar dos órgãos de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo no monitoramento da evolução dos tráfegos nos aeródromos – alocado no CGNA).

Densidade de Tráfego

O indicador Densidade de Tráfego é obtido pela relação entre o volume de operações aéreas e a área do espaço aéreo considerado, cujo resultado é representado em voos por quilômetro quadrado (voos/km2).

O gráfico a seguir apresenta a densidade nas cinco Regiões de Informação de Voo (FIR) sob a responsabilidade do Brasil e no espaço aéreo das Áreas Terminais Rio Janeiro e São Paulo (TMA RJ + TMA SP), com dados coletados do Sistema de Tratamento e Visualização de Dados (STVD) SAGITARIO.

Taxa de Crescimento por FIR

O indicador Taxa de Crescimento por Região de Informação de Voo (FIR) representa a evolução da demanda no espaço aéreo brasileiro, com base nos dados coletados do Sistema Estatístico de Tráfego Aéreo (SETA Millennium), em comparação ao ano anterior.

Taxa de Crescimento por Região de Informação de Voo

Movimentos por FIR

O indicador Movimentos por Região de Informação de Voo (FIR) apresenta a demanda anual no espaço aéreo brasileiro, com base nos dados coletados do Sistema Estatístico de Tráfego Aéreo (SETA Millennium).