Demanda de Tráfego Aéreo

Esta área monitora os movimentos dos diversos segmentos da aviação que operam no espaço aéreo brasileiro e nos nossos principais aeroportos.

Para informações mais detalhadas, consulte o painel “Monitoramento da Demanda”, na aba PRODUTOS – “Painéis de Indicadores – Dashboards. Esse monitoramento considera 34 aeroportos que possuem conexão com o TATIC FLOW, sistema do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) utilizado pelos órgãos de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo no monitoramento da evolução dos tráfegos nos aeródromos.

A seguir, são disponibilizadas informações de voos domésticos e internacionais, de densidade de tráfego, da taxa de crescimento por Região de Informação de Voo (FIR) e do movimento por FIR.

Voos Domésticos

O indicador Voos Domésticos apresenta a quantidade de operações de pouso e decolagem da Aviação Comercial Doméstica (origem e destino nacional) nos principais aeroportos brasileiros.

No gráfico a seguir é exibida a quantidade de operações por ano e, dentro desse, mês a mês, com dados coletados pelo TATIC FLOW (sistema auxiliar dos órgãos de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo no monitoramento da evolução dos tráfegos nos aeródromos – alocado no CGNA).

Voos Internacionais

O indicador Voos Internacionais apresenta a quantidade de operações de pouso e decolagem da Aviação Comercial Internacional (origem ou destino em outro país) nos principais aeroportos brasileiros.

No gráfico a seguir é exibida a quantidade de operações por ano e, dentro desse, mês a mês, com dados coletados pelo TATIC FLOW (sistema auxiliar dos órgãos de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo no monitoramento da evolução dos tráfegos nos aeródromos – alocado no CGNA).

Densidade de Tráfego

O indicador Densidade de Tráfego é obtido pela relação entre o volume de operações aéreas e a área do espaço aéreo considerado, cujo resultado é representado em voos por quilômetro quadrado (voos/km2).

O gráfico a seguir apresenta a densidade nas cinco Regiões de Informação de Voo (FIR) sob a responsabilidade do Brasil e no espaço aéreo das Áreas Terminais Rio Janeiro e São Paulo (TMA RJ + TMA SP), com dados coletados do Sistema de Tratamento e Visualização de Dados (STVD) SAGITARIO.

Taxa de Crescimento por FIR

O indicador Taxa de Crescimento por Região de Informação de Voo (FIR) representa a evolução da demanda no espaço aéreo brasileiro, com base nos dados coletados do Sistema Estatístico de Tráfego Aéreo (SETA Millennium), em comparação ao ano anterior.

    1. Aumentar o espaço entre o texto de apresentação do indicador e o título do gráfico;
    2. Aumentar o tamanho da letra do título do gráfico tornando-o harmônico com os títulos das subpartes;

Taxa de Crescimento por Região de Informação de Voo

Movimentos por FIR

O indicador Movimentos por Região de Informação de Voo (FIR) apresenta a demanda anual no espaço aéreo brasileiro, com base nos dados coletados do Sistema Estatístico de Tráfego Aéreo (SETA Millennium).