Capacitação

A Capacitação do DECEA desenvolve ações voltadas para o preparo e atualização dos seus profissionais, de modo que estejam plenamente preparados para o exercício de suas atividades, apresentando elevados níveis de performance e eficiência, necessários para o pleno e seguro funcionamento do SISCEAB.

Assim, o DECEA monitora os indicadores de Horas Médias Anuais de Capacitação de Alunos, Quantidade Anual de Cursos de Capacitação e Quantidade Anual de Turmas X Quantidade de Alunos.

Horas Médias Anuais de Capacitação de Alunos

O indicador Horas Médias Anuais de Capacitação de Alunos representa a média dos últimos dois anos, em carga horária, aplicada nos cursos do Programa de Atividades de Ensino e Atualização Técnica (PAEAT) do DECEA.

Este indicador aponta para a evolução do investimento realizado pelo DECEA na área de capacitação e atualização técnica de seus recursos humanos.

É obtido com a extração, por meio do Sistema de Gestão de Capacitação (SGC), da quantidade de turmas ativadas e suas respectivas cargas horárias nos últimos anos letivos (março a dezembro de cada ano). Após a obtenção das horas totais de capacitação, é feita a soma total, que é dividida por 2, obtendo-se a quantidade de horas médias anuais de capacitação de alunos.

Quantidade Anual de Cursos de Capacitação

O indicador Quantidade Anual de Cursos de Capacitação representa a quantidade total de turmas ativadas em um ano letivo do Programa de Atividades de Ensino e Atualização Técnica (PAEAT) do DECEA.

Este indicador aponta para o envolvimento do DECEA na área de capacitação e atualização técnica de seus recursos humanos.

É obtido mediante a extração, do Sistema de Gestão de Capacitação (SGC), da quantidade de turmas ativadas no ano letivo (março a dezembro de cada ano).

Quantidade Anual de Turmas X Quantidade de Alunos

O indicador Quantidade Anual de Turmas X Quantidade de Alunos possibilita o monitoramento da oferta e da demanda de cursos de capacitação no SISCEAB.

Este indicador aponta a adequabilidade do dimensionamento das turmas do Programa de Atividades de Ensino e Atualização Técnica (PAEAT) para atendimento à demanda do SISCEAB.

É obtido mediante a extração, do Sistema de Gestão de Capacitação (SGC), da quantidade de turmas ativadas no ano letivo (março a dezembro de cada ano). Após isso, essa quantidade de turmas é convertida em quantidade de vagas ofertadas, de acordo com o planejamento obtido pelo SGC. Com a quantidade total de vagas, é feito o cálculo do percentual preenchido pela demanda de alunos.